CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 14 de junho de 2010


Instituto de Arquitetos do Brasil
Departamento do Rio de Janeiro
Exposição "A Cidade Informal no Século XXI "


“A CIDADE INFORMAL DO SÉCULO XXI”

Com projetos, maquetes, vídeos e debates com especialistas, evento do IAB-RJ reúne o que há de mais moderno da arquitetura inclusiva

Ao pensar no futuro da cidade contemporânea não se pode deixar de refletir sobre a cidade informal - constituída a partir de ocupações precárias do território como, por exemplo, as favelas – e as transformações que nela tem ocorrido com a contribuição de arquitetos. Esse é o mote da exposição “A Cidade Informal no século XXI”, que será inaugurada no próximo dia 14, segunda-feira, na sede do IAB-RJ, à rua do Pinheiro, 10, Flamengo.

No mesmo dia, às 18,30h, será realizado o debate “Plano e Projeto da Cidade Informal no Século 21” que contará com a presença da arquiteta Elizabeth França, secretária-adjunta de Habitação da cidade de São Paulo, do arquiteto Sérgio Magalhães, presidente do IAB-RJ, e do arquiteto e antropólogo Manoel José Ribeiro. A moderação dos trabalhos será do secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Pierre Batista.

A exposição é organizada pela Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo em parceria com a 4th Internacional Architecture Biennale Rotterdam, e tem a curadoria da arquiteta Marisa Barda. Originalmente esteve montada, no mês de maio, no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista.

“A Cidade Informal no séc. XXI” é uma mostra interativa onde projetos pontuais realizados por arquitetos brasileiros e estrangeiros serão abordados a partir de quatro temas, como se fossem operações táticas, que melhor representam os problemas das favelas: Conexões, Transições, Fruições e Transformações. Esses temas permitirão uma visão crítica do trabalho apresentado.

A idéia de reunir esse conjunto de projetos que (re)desenham a cidade informal aparece como continuidade das propostas apresentadas na Bienal de Roterdã, em outubro de 2009, cujo tema foi Open City: Designing Coexistence. A sub-curadoria do evento foi feita pelos arquitetos Rainer Hehl e Jorg Stolmann, que, para a seção Squat, selecionou como uma das referências os projetos para a comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, elaborados por seis arquitetos: Urban Think Tank (Venezuela), Elemental (Chile), Christian Kerez (Suiça), Ciro Pirondi, Marcos Boldarini e MMBB (Brasil).

A mostra “Cidade Informal no séc. XXI” soma a essa seleção os trabalhos dos alunos da Graduate School of Design Harvard University, realizados para o Cantinho do Céu, sob a coordenação do professor Christian Werthman, e os trabalhos dos alunos do GSAPP da Columbia University, sob a coordenação de Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner, os quais abordaram vários aspectos das áreas informais na cidade de São Paulo. A integração desses projetos com os estudos elaborados para as mesmas áreas, pelos alunos da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura do centro de São Paulo, possibilitará uma reflexão a partir da experiência de arquitetos de vários países, todos com o mesmo propósito: redesenhar as cidades informais do século XXI.

Para melhor ilustrar a complexidade desse trabalho, serão apresentados projetos e maquetes de obras já construídas ou em fase de realização para diversos espaços informais da cidade de São Paulo. A cidade informal também estará representada como um percurso didático, possibilitando a compreensão dos processos e condições das favelas de São Paulo. Para isso, serão dispostas tabelas com dados estatísticos, plantas, diagramas e fotografias.

Os projetos poderão ser estudados de forma detalhada em mesas equipadas com computadores, livros publicados e cadernos, onde o público poderá escrever críticas, fazer propostas e elaborar esboços.


Rua do Pinheiro, 10 - Flamengo - Rio de Janeiro - CEP: 22220-050 - Tel: 2557-4480 - E-mail: iabrj@iabrj.org.br

0 comentários:

Join 4Shared Now!